Esquema de trânsito do Governo do Estado registra zero acidentes durante o Réveillon do Amapá
Dados divulgados na terça-feira, 7, apontam que planejamento facilitou a circulação de veículos e pedestres no Centro de Macapá.
O Governo do Amapá divulgou na terça-feira, 7, os resultados do Réveillon do Amapá, o maior Ano-Novo da Amazônia, que teve quatro noites de festa, de 28 a 31 de dezembro de 2024, e mais de 770 mil visitantes no anfiteatro da Fortaleza de São José, em Macapá. O levantamento aponta que não ocorreram acidentes no Centro da capital, conforme o esquema de trânsito planejado para a programação.
A operação organizada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AP), com o apoio da Polícia Militar (PM-AP) e Secretaria de Estado dos Transportes (Setrap) garantiu a segurança no entorno do evento e não registrou sinistros graves. Para viabilizar o livre acesso de pedestres e condutores, o esquema especial incluiu a suspensão temporária da circulação de veículos em ruas e avenidas, criação de áreas de embarque e desembarque e rotas de emergência.
O perímetro de operação envolveu uma área de 382 mil metros quadrados próximo ao anfiteatro da Fortaleza de São José, no trecho que compreende o cruzamento da Rua Cândido Mendes com o início da avenida FAB até a rua Rio Matapi, na orla de Macapá.
“Consideramos que a gestão do trânsito foi efetivada com sucesso nos quatro dias de Réveillon do Amapá, e sem grandes intercorrências. Para dar prioridades a públicos mais vulneráveis, como idosos e pessoas com deficiência, foram criadas áreas de desembarque, que facilitaram a chegada ao evento com segurança”, destacou o diretor-presidente do Detran-AP, Rorinaldo Gonçalves.
Para garantir a livre circulação de pessoas em diferentes espaços, foram feitas algumas intervenções nas ruas de sentido para o Rio Amazonas, como a Rio Matapi, Rio Vila Nova, Rio Maracá, Avenidas Henrique Galúcio, Coaraci Nunes, Mendonça Júnior, Padre Júlio, Cora de Carvalho, General Gurjão, Presidente Vargas, Coriolano Jucá e Iracema Carvão Nunes.
O bom êxito na gestão do trânsito também contou com uma campanha de valorização do transporte alternativo, que incentivou os visitantes a utilizarem meios de transporte como o táxi, mototáxi e veículos por aplicativo.
“Em todos os grandes eventos do Governo do Amapá nós sempre incentivamos a população a utilizar o transporte alternativo, pois é uma forma de evitar que o cidadão tenha transtornos com estacionamentos”, destacou o gestor.
Maior Ano Novo da Amazônia
Com entrada franca, a programação celebrou a chegada de 2025 com quatro dias de festa, de 28 a 31 de dezembro, no anfiteatro da Fortaleza de São José de Macapá. O evento foi promovido pela iniciativa privada em união com o Governo do Amapá, Ministério do Turismo e senador Davi Alcolumbre.
Com grandes nomes nacionais contratados por empresas do setor privado, como Roberto Carlos, Alok, Ávine Vinny, Alceu Valença, João Gomes e Pablo do Arrocha, o evento contou com transporte metropolitano gratuito e a presença de mais de 1,8 mil agentes de segurança pública.
O Governo do Amapá promoveu ainda, a participação de 75 artistas locais que enalteceram as vozes e ritmos amazônicos como Tatty Taylor, Letícia Auolly, Amazônia Fusion, Rogério e Cia e Os Moreiras. O tradicional show pirotécnico teve duração de aproximadamente 9 minutos, realizado com baixo volume sonoro para conciliar alegria e inclusão.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!