Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFRAESTRUTURA

Amapá em obra: ampliação de requalificação do Hospital e Maternidade Mãe Luzia entra na reta final, em Macapá

O lugar vai receber 40 novos leitos para ampliar capacidade de atendimento da unidade, responsável pelo atendimento especializado em neonatologia.

Por Cristiane Nascimento
Colaboração: Jhon Martins
25/03/2025 15h30
Frentes de trabalho atuam nos acabamentos da ampliação e requalificação do Hospital e Maternidade Mãe Luzia

Com uma gestão que pontua a saúde como prioridade imediata, absoluta e inegociável, o Governo do Amapá atua na ampliação de requalificação do Hospital e Maternidade Mãe Luzia em Macapá. As obras, na unidade, responsável pelo atendimento especializado em neonatologia, com oferta de pré-natal para pacientes com gestações de alto risco e o Banco de Leite Humano (BLH), entraram na reta final e as frentes de trabalho atuam nos acabamentos.

O lugar vai receber 40 novos leitos, divididos em 7 enfermarias, banheiros com acessibilidade, salas multiuso, posto de enfermagem, salas de expurgo, corredores e demais áreas para ampliar a capacidade de atendimento.

O lugar vai receber 40 novos leitos para ampliar a capacidade de atendimento

Seguindo um planejamento de atividades coordenado pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf), as equipes atuam nos ajustes, após a finalização de diversos serviços, como ampliação do laboratório, da sala de coleta de exames, raio-x, Salas de Acolhimento e Observação, e demais locais que integram a unidade. A obra é desenvolvida em infraestrutura modular, com painéis termoacústicos em estruturas metálicas mistas.

“A requalificação do Hospital e Maternidade Mãe Luzia é mais do que uma obra de infraestrutura, é um compromisso estrutural com a dignidade humana, com a saúde pública e com a vida. Estamos falando de um investimento público com retorno social incalculável, em uma unidade que atende mensalmente mais de 1,5 mil mulheres e realiza cerca de 500 partos, muitos deles de alta complexidade. O impacto dessa ampliação, com 40 novos leitos, ambientes especializados e estrutura tecnológica de ponta, se traduz em aumento da capacidade assistencial, redução de filas, mais segurança para gestantes de alto risco e neonatos, e, sobretudo, em vidas preservadas”, ressaltou o secretário Adjunto da Infraestrutura, Ivy Vasconcelos.

As equipes são coordenadas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura

A nova estrutura recebeu sistema de fluidos de gases medicinais distribuídos em tubulações pelas enfermarias, sistema de combate a incêndio, iluminação geral em LED, iluminação ambiente adequada em leitos e enfermarias para os atendimentos noturnos, intervenções nas redes elétrica, hidráulica e hidrossanitária, além de pisos, janelas e portas em vidro incolor e material composto em alumínio. Os trabalhos incluíram ainda revestimento cerâmico em áreas molhadas, rodapé, forro de gesso removível em placas, climatização dos ambientes, sistema de bate maca, faixada externa e comunicação visual.

A cobertura foi feita com telhas termoacústicas que dão acabamento com isolamento térmico e acústico. O material minimiza gastos com energia, climatização e controle de emissões sonoras, além de promover ambientes mais confortáveis.

A cobertura foi feita com telhas termoacústicas que dão acabamento com isolamento térmico e acústico

Hospital da Mulher Mãe Luzia

O Hospital da Mulher é responsável pelo atendimento especializado em neonatologia, e também oferta pré-natal para pacientes com gestações de alto risco e o Banco de Leite Humano (BLH), responsável pela coleta, pasteurização e distribuição do alimento que chega aos bebês internados na UTINeo.

O HMML possui 57 leitos voltados para casos de prematuridade, e é responsável por realizar cerca de 1,5 mil atendimentos e 500 partos por mês. Desses, 10% das mulheres que dão entrada na unidade são de municípios paraenses como Chaves, Afuá, Breves e Almeirim

Nova UTI Neonatal

Após 71 anos desde a inauguração do prédio, a entrega de uma etapa da reforma do Hospital da Mulher Mãe Luzia pelo Governo do Amapá trouxe avanços significativos para o atendimento na maternidade, especialmente pela alta demanda que a unidade enfrenta. Em novembro, a população recebeu uma nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal com 32 leitos e um ambiente para o Acolhimento com Classificação de Risco (ACCR) totalmente revitalizado.

O espaço conta com leitos do tipo incubadoras e berços aquecidos, posto de enfermagem e serviço, sala de utilidades, recepção e espera com sanitários, triagem, consultórios ginecológicos com sanitários, consultório neonatal, sala de ultrassonografia, sala de teste rápido, sala de observação com 11 poltronas, sala vermelha, acesso de ambulância e novos sanitários para os funcionários.

Os recursos para os equipamentos foram articulados pela deputada estadual Edna Auzier, e a obra foi executada pela Secretaria de Infraestrutura (Seinf), com emenda parlamentar do senador Randolfe Rodrigues.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!