Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PRÉ-COP30

‘Somos a voz do Amapá na defesa do desenvolvimento sustentável’, diz delegado de meio ambiente durante Conferência Estadual

Airton Ferreira, de 33 anos, faz parte dos 30 delegados eleitos para representar o estado na 5º Conferência Nacional, em Brasília-DF, no mês de maio.

Por Alexandra Flexa
28/03/2025 15h30
Airton Ferreira, delegado eleito para representar o Amapá na Conferência Nacional do Meio Ambiente

Estratégias inovadoras de políticas ambientais voltadas para sustentabilidade no Amapá têm sido o centro de grandes debates que defendem o desenvolvimento. Na Conferência Estadual de Meio Ambiente, promovida pelo Governo do Amapá, as delegações reforçaram esse compromisso, marcando um momento histórico para a gestão ambiental durante aprovação das 20 propostas que irão colaborar com a construção de políticas públicas para o enfrentamento às mudanças climáticas na etapa nacional e na COP30, a “A COP da Amazônia”, em Belém-PA. 

O delegado Airton Ferreira, de 33 anos, eleito entre os 30 representantes que irão ser a voz do Amapá na 5º Conferência Nacional de Meio Ambiente, que no período de 6 a 9 de maio, em Brasília, no Distrito Federal, destacou que o estado possui muitas potencialidades, é um modelo para o mundo e mais uma vez, dá um passo à frente, ao se mobiliza para criar políticas públicas para mitigar os impactos ocasionado pela mudança do clima defendendo a preservação, conservação das florestas e os povos tradicionais. 

Airton Ferreira foi eleito entre os 30 representantes que irão ser a voz do Amapá na 5º Conferência Nacional, em Brasília

“Somos a voz do Amapá na defesa do desenvolvimento sustentável, nos desafios da emergência climática e na construção de uma gestão ambiental inovadora. No período de inverno e verão já sentimos mudanças, por isso é indispensável que junto com o governo os municípios se unam nesse enfrentamento para minimizar os impactos sem causar danos à população amapaense, pessoas com deficiência e, inclusive, povos tradicionais, originários, quilombolas e ribeirinhos”, declarou Airton.

Em amplo debate, num diálogo participativo o Amapá elegeu 20 propostas que serão defendidas durante a Conferência Nacional, dentre elas e com expressivo número de votos a plenária aprovou duas propostas referentes à exploração do petróleo na Margem Equatorial do estado. As diretrizes defendem a sustentabilidade responsável como modelo econômico, sobretudo, respeitando o meio ambiente e os povos tradicionais. 

Propostas defendem o desenvolvimento sustentável com respeito à natureza e aos povos tradicionais

Representante dos povos de origem afro, Yalorixá, “Mãe Carmen de Oyá”, ressalta que a questão climática, vem de encontro com muitas situações onde todos necessitam da presença da natureza não só para o desenvolvimento, mas para um conjunto de fatores, inclusive, as tradições dos povos.

Yalorixá, “Mãe Carmen de Oyá”, representante do Povo Afro Amapaense e delegada de Meio Ambiente do estado

“Para nós a preservação do meio ambiente, da questão da água, da terra, da floresta em pé, tudo é uma fonte de energia vital para a vida. É um elemento essencial para todos. E, quando a gente vem com essas propostas de lutar por justiça climática, pelas nossas florestas, mananciais, fauna, é nesse sentido que a gente busca defender o desenvolvimento aliado à preservação, para as futuras gerações. E para manter isso, temos que garantir a nossa fala, não só na Conferência Nacional, mas também na COP30, para levar a nossa realidade, buscar apoio e representar o Amapá ativamente”, enfatizou a delegada.

Etapa Nacional

O evento, promovido pelo Governo Federal, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, reúne debates sobre a emergência climática e busca ouvir a população para formular novas políticas ambientais alinhadas aos compromissos globais que reunirá líderes mundiais em novembro para a COP30, em Belém, no Pará.. 

COP30

COP30, é a reunião de países signatários da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC), e tem como objetivo discutir questões relacionadas ao aquecimento global e às mudanças climáticas. O evento abordará assuntos de grande relevância, como o financiamento climático, a justiça climática e a transição energética. Além de ser importante para consolidar o papel do Brasil nas discussões ambientais internacionais, além de jogar luz aos principais problemas enfrentados hoje no combate à crise climática.

A Conferência Estadual, coordenada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), reuniu por dois dias público dos segmentos, sociedade civil, público e privado. Os participantes foram recepcionados pela secretária de estado de Meio Ambiente, Taísa Mendonça, que esteve acompanhada do secretário adjunto da Sema, Cássio Lemos e toda a equipe técnica de apoio da Sema e Secretaria de Estado da Comunicação (Secom).

Secretário adjunto da Sema, Cássio Lemos e secretária de Estado de Meio Ambiente, Taísa Mendonça

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!