‘Abril Verde’: campanha do Governo do Amapá aborda e conscientiza sobre riscos de acidentes de trabalho
Movimento é voltado para empresas e órgãos públicos sobre a necessidade de oferecer um ambiente seguro para os funcionários.

O mês de abril é marcado pela realização de atividades de conscientização e prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, por meio da campanha Abril Verde, promovida pelo Governo do Amapá nos dias 25, 27, 28 e 29 de abril.
Para este ano, as ações se voltam à promoção do ambiente de trabalho saudável, conscientizando empresas e órgãos públicos sobre a necessidade de oferecer um ambiente saudável e seguro para os trabalhadores e trabalhadoras.
A escolha do mês está ligada ao dia 28 de abril, data em que se celebra o Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho. No Amapá, as atividades serão demandadas pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) e coordenadas pelo Núcleo de Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (NVT).
“O Abril Verde é um convite à reflexão sobre a forma como lidamos com o trabalho e com a saúde. A campanha reforça que, prevenir, é um ato de cuidado coletivo, e que ambientes saudáveis são construídos com diálogo, respeito e responsabilidade”, mencionou Melissa Carvalho, superintendente adjunta da SVS.

Acender das luzes verdes
Nesta sexta-feira, 25, às 18h30, haverá o acender das luzes verdes do prédio da Superintendência de Vigilância em Saúde, no bairro Buritizal, em Macapá, para simbolizar a prevenção e segurança no ambiente laboral. No mês de abril, várias instituições e empresas iluminam seus edifícios da mesma coloração, para reforçar a mensagem da campanha e chamar a atenção para a importância de prevenir acidentes e doenças de trabalho.
Corrida de rua em memória às vítimas de acidentes de trabalho
No domingo, 27, acontece a II Corrida em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças no Trabalho. Serão 5 km de corrida e 3 km de caminhada. A concentração será às 5h da manhã com largada às 6h em frente ao prédio do Cerest, na Avenida Ernestino Borges, no Centro da capital. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet, no portal de eventos esportivos Esporte Corrida.
“O nosso objetivo, é poder ao longo de todo mês intensificar ações e debates que promovam a segurança e saúde dos trabalhadores e trabalhadoras, alertando sobre os riscos ocupacionais, adoecimento mental e estratégias de prevenção”, destacou Patrícia Silva, gerente do Núcleo de Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.

Encontro Estadual de Saúde dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Campo e da Floresta
Para encerrar a programação, nos dias 28 e 29 de abril, das 8h às 12h e das 14h às 17h, no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae-AP), ocorre o Encontro Estadual de Saúde dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Campo e da Floresta, como o tema: "Abril Verde – Promovendo Saúde e Segurança para os Trabalhadores e Trabalhadoras do Campo e da Floresta do Estado do Amapá".
O encontro é destinado à pessoas envolvidas em atividades como mineração, pesca, exploração florestal e coleta de recursos naturais, que enfrentam condições laborais únicas e desafios significativos à saúde.
A realização do encontro, além de estar alinhado com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU): ODS 8 – Trabalho decente e crescimento econômico –, é uma iniciativa estratégica e necessária, considerando as condições de trabalho e os riscos específicos associados às atividades de coleta e manejo de recursos naturais que exigem cuidados essenciais à saúde e segurança dessas categorias para a redução de acidentes e promoção de ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!