Operação Shamar cumpre mais de 20 mandados de prisão preventiva e realiza 13 prisões em flagrante na primeira semana de atuação no Amapá
Ação iniciou no dia 1º de agosto, durante o lançamento da campanha do Governo do Estado 'Amapá por Todas Elas'.

O trabalho ostensivo e preventivo durante a primeira semana de trabalhos da Operação Shamar em todo o Amapá apresentou números exitosos no combate a violência contra a mulher e ao feminicídio.
Segundo a delegada Marina Guimarães, titular da Delegacia de Atendimento a Mulher (DEAM) de Macapá e coordenadora da operação no estado, desde o início das ações, no dia 1º de agosto até esta quinta-feira, 7, "Dia D da Shamar", foram registrados 151 boletins de ocorrência relacionados à violência doméstica, 72 solicitações de medidas protetivas, 18 inquéritos policiais instaurados e 13 prisões em flagrante.

"Durante o dia 7, foram realizadas sete prisões em Macapá, um número simbólico que remete ao dia 7 de agosto, quando se celebra o marco legal de proteção às mulheres. As ações fazem parte de um conjunto de atividades preventivas e repressivas que estão sendo executadas ao longo de todo o mês de agosto. Foram ainda, 115 medidas protetivas fiscalizadas e mais de 20 mandados de prisão preventiva cumpridos em diversos municípios do estado", completou Marina.
A DEAM destacou que os presos na operação respondem por crimes como tortura, crimes sexuais e descumprimento de medidas protetivas. No "Dia D", além da intensificação das operações repressivas da Shamar ocorreu o evento "Eles por Elas", que buscou engajar homens no enfrentamento à violência contra a mulher.
"A 'Shamar' vai além da atuação policial, a iniciativa também mantém um calendário de ações educativas. No dia 12 de agosto, será realizada uma mobilização simultânea em todos os municípios do estado, com palestras em escolas para conscientizar meninos e meninas sobre a violência de gênero", adiantou Marina.
Além do policiamento ostensivo, a Operação Shamar leva serviços educativos e preventivos, como blitz sobre as formas de denunciar, informações da rede de apoio e proteção, e palestras, atingindo milhares de mulheres, meninas, meninos e homens com o objetivo de multiplicar o conhecimento.

"Essa é mais uma ação estratégica do Governo do Estado dentro da programação do Agosto Lilás e estamos adotando medidas não apenas educativas, mas também de acolhimento às mulheres, tanto da sociedade quanto das forças de segurança. Já inauguramos 'Salas Lilás' e, na próxima segunda-feira vamos inaugurar a última, na Delegacia de Atendimento a Mulher de Macapá. Também reforçamos a Patrulha Maria da Penha e a Polícia Civil com a entrega de novas viaturas. Seguiremos cumprindo mandados de prisão, conduzindo inquéritos policiais e representações de crimes de violência doméstica. A expectativa é encerrar agosto com um número expressivo de mandados cumpridos, reforçando o combate à violência contra a mulher", ponderou Daniel Marsili, secretário de Segurança Pública.
A operação é uma iniciativa nacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em parceria com os governos estaduais em referência ao aniversário da Lei Maria da Penha. No estado, a "Shamar" faz parte também da campanha “Amapá por Todas Elas”, em menção ao Agosto Lilás, mês de enfrentamento à violência contra a mulher que engloba inúmeras ações integradas com diversos órgãos.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!