Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
54ª EXPOFEIRA DO AMAPÁ

‘É a Expofeira dos 100 mil empregos formais’, diz vice-governador Teles Jr. em anúncio de 893 vagas para empreendedores no maior evento do Amapá

Seleção busca beneficiar empreendedores e expositores que buscam participar da 54ª Expofeira, de 30 de agosto a 7 de setembro, em Macapá.

Por Leidiane Lamarão
12/08/2025 15h15
Vice-governador Teles Junior anunciou seis editais para participação de diversos segmentos na 54ª Expofeira do Amapá

Durante lançamento dos seis editais para empreendedorismo, cultura e inovação na 54ª Expofeira do Amapá, nesta terça-feira, 12, o vice-governador Teles Júnior reforçou o compromisso do Governo do Estado em fomentar negócios que se consolidem na geração de mais emprego e renda para a população amapaense. A maior vitrine de negócios da Amazônia marca o alcance de 100 mil empregos formais.

No auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AP), foram lançadas 893 vagas para quem busca participar da programação organizada pelo Governo do Amapá, com apoio da iniciativa privada e do senador Davi Alcolumbre, de 30 de agosto a 7 de setembro, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá.

“Todas essas oportunidades vão gerar negócios, renda e principalmente desenvolvimento e fortalecimento da nossa economia. Sem dúvidas esta edição vai ser a Expofeira dos 100 mil empregos formais. São editais voltados à inovação, ao desenvolvimento sustentável, cultura e empreendedorismo. Participar da Expofeira é a maior oportunidade de negócios para o nosso povo”, destacou o vice-governador Teles Junior.

O lançamento dos editais vai possibilitar o ordenamento dos espaços disponíveis no Parque de Exposições

Os editais vão ordenar os espaços para quem vai empreender no evento e entregar um serviços de qualidade à população que vai adquirir produtos, serviços e entretenimento no local. Cada certame, assim como os prazos e requisitos, estão disponíveis on-line.

CONFIRA OS EDITAIS E LINKS DE INSCRIÇÃO

Veja como estão distribuídas as vagas por edital:

A Agência de Desenvolvimento Econômico (Agência Amapá) disponibiliza 45 vagas no Programa Minha Primeira Empresa. Serão cinco vagas na Praça de Alimentação destinadas a restaurantes, lanchonetes, hamburguerias e outros segmentos afins. Também são ofertadas 40 vagas no pavilhão da indústria, comércio, serviços, confecções, calçados, informática, móveis, divulgação de serviços e alimentos prontos.

No Programa Selo Amapá são 42 vagas distribuídas entre cooperativas e associações, indústrias alimentícias, artesanato, agroindústria, bebidas, chips e biscoitos, conservas e temperos, extratos, cremes e cafés, chocolates, doces e sobremesa, sorvetes, gelados e picolés, indústrias de pequeno porte (não alimentícia), limpeza e higiene, manejo floresta, materiais de construção, móveis e utensílios, produtos naturais e produtos farmacêuticos e manipulados.

São 893 vagas para empreendedorismo, cultura, ciência e tecnologia

A Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete), oferta 300 vagas para empreendedores e 48 para economia criativa. Artistas e produtores culturais terão oportunidades pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult). São  440 vagas de 21 segmentos, entre eles,  DJ, música, teatro, dança, marabaixo, batuque, artes visuais, audiovisual, cortejo artístico, e outros.

Já a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Setec), dispõe de 20 vagas para negócios inovadores pertencentes ao ecossistema de inovação, startups e bioeconomia do Amapá, sendo 10 de bioeconomia e 10 de tecnologia. Além disso, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá (Fapeap) lançou a edição 2025 do Programa “Desafio Startup Amapá", que vai entregar R$ 20 mil em prêmios para 1º, 2º e 3º lugares nas categorias “Bioeconomia” e “Tecnologia” entre as startups que serão expositoras na 54ª Expofeira. 

O lançamento foi acompanhado por empreendedores que buscam uma uma vaga no Parque de exposições

Além das áreas reservadas pelos editais, a 54ª Expofeira do Amapá também garante espaço para grandes empresas que buscam participar do evento. São mais de 50 restaurantes de grande porte, 2 concessionárias de veículos, 4 empresas de máquinas pesadas, 239 espaços comercializados por empresas de energias renováveis, clínicas de saúde, além de 80 espaços para a área rural onde ocorrem os leilões e outras atividades do segmento.

Ela voltou melhor para ser a maior de todos os tempos!

O maior evento de negócios verdes e sustentáveis da Amazônia voltou melhor e grandioso. Pelo terceiro ano consecutivo, o Governo do Estado realiza a Expofeira do Amapá no Parque de Exposições da Fazendinha, na Zona Sul de Macapá. Na 54ª edição, são nove dias de evento gratuito, de 30 de agosto a 7 de setembro, com mais de 500 atrações, entre artistas locais e nacionais, mais de 130 pontos de alimentação, e o mais robusto esquema de segurança já implantado em sua história, com aumento de 33% no efetivo em relação à edição anterior. 

Com o tema “Amazônia Sustentável e Desenvolvida”, a 54ª Expofeira é organizada pelo Governo do Estado com apoio da iniciativa privada, e do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre. A programação também será marcada pela 1ª ExpoAmazônia, em preparação do estado para a COP30, exaltando o potencial turístico do Amapá  e consolidando a Expofeira como um dos principais motores de divulgação e fortalecimento da marca Amazônia no mundo.

O evento retomado pela atual gestão em 2023 é uma vitrine para os negócios, com exposições, empreendedorismo local, artesanato, gastronomia, palestras, oficinas e rodadas de negócios entre pequenas, médias e grandes empresas, até multinacionais, que com suporte das políticas públicas do Governo do Estado consolidam o Amapá como uma das economias que mais crescem no Brasil, impulsionando a geração de empregos e de renda, o desenvolvimento sustentável e as condições para a dignidade do povo amapaense.

A 54ª Expofeira centraliza a venda de produtos de manejo da sociobioeconomia, do agronegócio sustentável, da energia e transição energética, e de mercados inovadores como startups e tecnologias limpas. Além disso, são ofertadas oportunidades de acesso a créditos de Financiamento Verde e a promoção do turismo e cultura amazônica.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!