Governo do Amapá intensifica ações do projeto 'Central do Saeb' e leva formação a profissionais da educação de Santana
Capacitação prepara gestores e pedagogos para a avaliação nacional e seguirá com formações nos municípios e aplicação de diagnóstico em setembro.

Dando continuidade ao fortalecimento e engajamento dos profissionais da educação na busca pela melhoria dos índices educacionais, o Governo do Amapá promoveu, nesta terça-feira, 13, a formação de gestores e pedagogos das escolas estaduais de Santana. A ação ocorreu no auditório da Escola Estadual Augusto Antunes e integra o programa Central do Saeb em Ação, voltado à preparação para a avaliação nacional prevista para outubro.
O evento reuniu representantes da rede pública estadual da área urbana e rural do município, com atividades voltadas ao planejamento pedagógico, estratégias de ensino e alinhamento de ações para potencializar o desempenho dos estudantes nas provas. A capacitação faz parte de um ciclo que já passou por escolas de Macapá e, nos próximos dias, chegará aos demais municípios amapaenses.

Coordenador geral da Central do Saeb, o professor Diego Bentes explicou que a iniciativa foi criada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) para fortalecer todo o processo de preparação das escolas.

“A Central do Saeb é uma iniciativa que reúne ações formativas com professores de língua portuguesa e matemática, pedagogos e gestores, para engajar as escolas e garantir que nossos alunos estejam preparados para a avaliação. Além disso, realizaremos uma avaliação diagnóstica, de 8 a 12 de setembro, no mesmo formato da prova do Saeb, para familiarizar alunos e profissionais com o exame”, destacou o coordenador.
A assessora pedagógica Graça Andritson, que atua em Santana, ressaltou que o trabalho envolve acompanhamento contínuo das escolas.
“Estamos criando estratégias focadas no ensino-aprendizagem e acompanhando a gestão pedagógica. Nosso papel é apoiar coordenadores e gestores para que possamos elevar os índices do Saeb, garantindo mais recursos e melhores condições para a educação”, complementou a assessora.

Já a gerente do Núcleo de Ensino Fundamental da Seed, Araídes Lima, enfatizou que a Central do Saeb é uma ação inédita e que conta com a participação de diferentes setores da Secretaria.

“Esse grupo foi formado para fortalecer as aprendizagens com foco no Saeb, principalmente em língua portuguesa e matemática. Estamos realizando ciclos formativos em todos os 16 municípios. Desde o lançamento do projeto, em julho, temos trabalhado para que gestores e pedagogos estejam engajados e alinhados na preparação dos alunos”, explicou Araídes.
A programação seguirá nos próximos dias com formações em polos regionais, contemplando todos os municípios do Estado. Além de encontros presenciais, a Central do Saeb mantém grupos de comunicação e uma curadoria de materiais para uso dos educadores em sala de aula.
As atividades da Central do Saeb também ocorreram na segunda-feira, 12, e na manhã desta terça-feira, 13, no Centro de Valorização da Educação (CVEDUC), em Macapá, com escolas de 5º ano da Zona Norte e de 5º e 9º anos das zonas Sul e Oeste da capital.
Central do Saeb em Ação
A 'Central do Saeb em Ação' integra o projeto “Bora Fazer o Saeb, Mano” 2025, lançado oficialmente pelo Governo do Amapá em julho como estratégia para fortalecer o desempenho dos estudantes no exame nacional e elevar os índices educacionais do Estado. A medida faz parte de um conjunto de políticas voltadas a incentivar a participação dos alunos e aprimorar a qualidade do ensino na rede pública.
A iniciativa mobiliza equipes técnicas, chefias e gerências da área pedagógica, além dos setores de transporte escolar e alimentação da Seed, com o objetivo de garantir que toda a rede esteja preparada para alcançar os melhores resultados no exame.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!