‘As demandas já aumentaram’, diz costureira sobre clientela que se prepara para a chegada da 54ª Expofeira do Amapá
Ana Maria, de 49 anos, revelou que a procura por ajustes de roupas aumentou significativamente e que já tem um bom retorno financeiro em pré-evento da maior vitrine de negócios da Amazônia.

Assim como nos outros setores econômicos, empreendimentos na área da costura também ganham vantagens nos preparativos para a chegada da 54ª Expofeira do Amapá. Ana Maria, de 49 anos, revelou que a procura por ajustes de roupas aumentou significativamente e que já tem um bom retorno financeiro em pré-evento da maior vitrine de negócios da Amazônia.
No Mercado Central, na orla de Macapá, o fluxo econômico já é visível em época de pré-Expofeira, um exemplo são as sacolas de roupas que tomam conta do espaço de costura de Ana Maria. A costureira, que trabalha há 20 anos na área, comentou que, com a chegada de mais uma edição do evento, os trabalhos aumentaram com as demandas dos novos clientes.

“Trabalho de segunda a sábado, aprendi a costurar com minha mãe. Agora, com os preparativos para a Expofeira, o número de clientes que procuram por ajustes de roupas aumentou, não só aqui no meu serviço, mas de outros colegas aqui do Mercado Central, como os sapateiros. Ficamos felizes por esse retorno financeiro”, destacou a costureira.
A Expofeira, retomada em 2023 pela atual gestão, oportuniza milhares de empreendedores de diversos seguimentos do Estado do Amapá, e histórias como da Ana retratam o aquecimento da economia meses antes do evento acontecer.
A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá!
A 54ª Expofeira do Amapá acontece de 30 de agosto a 7 de setembro com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida". Esta edição, a maior da história, conta com uma área de 321 mil m², um aumento de 46% em relação ao ano anterior. O evento é realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império.
A maior vitrine de negócios sustentáveis da Amazônia deve movimentar entre R$ 594 milhões e R$ 625 milhões em negócios, impulsionando setores do agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular. Com cerca de 482 empresas expositoras, a expectativa é gerar entre 12 mil e 14 mil empregos, ultrapassando a marca de 100 mil postos de trabalho formais no estado. O evento também sedia a 1ª ExpoAmazônia - "Abrindo as Fronteiras do Futuro", em preparação do Amapá para a COP30.
A programação é diversa e gratuita, com mais de 500 atrações culturais, um Espaço Gastronômico com mais de 130 opções, um Parque de Diversões de 15 mil m², e eventos esportivos como rodeio e motocross. Para garantir a segurança, o evento tem um aumento de 33% no efetivo e oferece infraestrutura completa, incluindo acessibilidade, estacionamento e posto médico.
A Expofeira também destaca o potencial do Amapá como líder em desenvolvimento sustentável, abordando temas como a condição de área livre de febre aftosa sem vacinação, o potencial da Margem Equatorial e a economia verde.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!