Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGOSTO DOURADO

Mães e bebês participam de consultas, testes e apoio à amamentação no Hospital da Mulher Mãe Luzia, em Macapá

Programação deste sábado, 16, foi coordenada pelo Banco de Leite Humano e faz parte da campanha Agosto Dourado, promovida pelo Governo do Amapá.

Por Lorena Kubota
16/08/2025 17h03
Programação integra o Agosto Dourado, mês de incentivo ao aleitamento materno, promovido pelo Governo do Amapá

Mães e bebês participaram neste sábado, 16, na Triagem Neonatal do Hospital da Mulher Mãe Luzia, em Macapá, de um dia de consultas, testes e apoio à amamentação com enfermeiros, técnicos, fonoaudiólogos e odontopediatras. A programação integra o Agosto Dourado, mês de incentivo ao aleitamento materno, promovido pelo Governo do Amapá.

A ação foi coordenada pelo Banco de Leite Humano e contou orientações de como fazer a pega correta dos bebês no seio materno, além dos testes da linguinha e orelhinha, fundamentais para a saúde dos recém-nascidos.

"Encerramos mais uma ação da programação do Agosto Dourado, proporcionando dois testes muito importantes para identificar problemas que podem impactar diretamente na amamentação, evitando baixo peso, machucados nos seios, e possibilitando o desenvolvimento saudável os bebês", explicou Fadianne Soares, coordenadora do Banco de Leite Humano do Amapá.

Mães foram orientadas sobre a pega correta e a importância do leite materno

O teste da linguinha possibilita diagnosticar alterações na língua, que podem comprometer funções como sugar, engolir, mastigar e falar. "O problema pode prejudicar a amamentação, causando possível perda de peso, estresse para a mãe e o bebê, além do desmame precoce", ressaltou a odontopediatra Kellen Sanches.

O exame é obrigatório e indica a necessidade de tratamento precoce de problemas no freio da língua, que é o caso da anquiloglossia, também conhecida como língua presa. Alguns bebês internados na maternidade Mãe Luzia passaram pelo procedimento.

Emanuelly Picanço, odontopediatraA língua presa é muito comum e ocorre quando a membrana que prende a língua na parte de baixo da boca é muito curta, dificultando os movimentos da língua.

"Fizemos a frenectomia, que é a liberação do freio lingual. Realizamos o procedimento em alguns pacientes que apresentaram a necessidade. Agora eles poderão ter uma amamentação mais eficiente, causando alívio das dores até para a mãe durante o aleitamento", reforçou Emanuelly Picanço, odontopediatra.

Teste da linguinha verifica a membrana que prende a língua na parte de baixo da boca

Já o teste da orelhinha contou com o trabalho de quatro fonoaudiólogos: Stelen Magyar, Ariane Rabelo, Rodrigo Coimbra e Stelita Gomes. O exame, que é obrigatório por lei, deve ser feito ainda na maternidade para avaliar a audição e detectar precocemente algum grau de surdez nos bebês.

"O teste da orelhinha é gratuito, fácil e não machuca. É primordial no primeiro mês de vida do bebê, pois ele detecta se existe alguma alteração na saúde do bebê", reforça a fonoaudióloga Ariane Rabelo.

Enquanto mamavam e dormiam, os bebês eram submetidos ao teste da orelhinha

O exame é fundamental quando há maior risco de alterações auditivas, como no caso de recém-nascidos prematuros, com baixo peso ou cuja mãe teve alguma infecção durante a gravidez que não foi devidamente tratada.

"Fizemos uma triagem neonatal para identificar precocemente as dificuldades do bebê para mamar. É importante que os pais entendam a importância de fazer o teste o quanto antes, preferencialmente logo após o nascimento do bebê", pontuou Stelen Magyar, fonoaudióloga.

Mamaço da Amazônia

Ainda como parte da programação do Agosto Dourado, o Banco de Leite Humano vai realizar o "Mamaço na Amazônia". A ação, que será no dia 23 de agosto, a partir das 17h30 no "Lugar Bonito".

O evento tem como público-alvo mulheres que estejam amamentando e busca promover a conscientização sobre a importância do aleitamento materno como base da saúde infantil e da construção de vínculos afetivos entre mãe e bebê.

Confira como foi a ação de apoio à amamentação na Maternidade Mãe Luzia:

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Saúde