Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FACILIDADE E SEGURANÇA

Aplicativo oficial da 54ª Expofeira do Amapá permite o cadastro de dependentes para proteção do público vulnerável

Com sistema de QR Code, função facilita a localização e identificação de crianças, idosos, pessoas com deficiência e animais no Parque de Exposições.

Por Redação
28/08/2025 17h30

Colaboração: Isabel Ubaiara

O cadastro de dependentes, com leitura por QR Code, já está disponível

No aplicativo oficial da 54ª Expofeira do Amapá, o Governo do Estado disponibiliza uma funcionalidade que busca a proteção e localização do público vulnerável no Parque de Exposições da Fazendinha, com atenção especial às crianças. O cadastro de dependentes, com leitura por QR Code, já está disponível e permite que os responsáveis encontrem com agilidade e segurança familiares e animais de estimação em casos de necessidade.

BAIXE O APP AQUI: Android / iOS

Modernizado e desenvolvido pelo Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap), com apoio da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), a ferramenta surge como parte de uma iniciativa do Governo do Amapá que busca oferecer mais tranquilidade a todos os participantes ao longo dos nove dias de programação da maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia.

Cadastro

Na aba inferior direita do app, onde está escrito “Conta”, é possível acessar o menu de perfil e configurações. Dentro dessa área, se encontra a seção “Dependentes”, seguida da opção “Cadastrar dependente”. O sistema permite a seleção de diferentes perfis de cadastros, como crianças, pessoas idosas, pessoas com deficiência e até animais de estimação. 

Ao iniciar o registro, o aplicativo solicita informações básicas como nome, idade, vínculo com o responsável e contato de emergência. Também há campos opcionais para incluir dados de saúde, como doenças invisíveis, condições médicas específicas, alergias e medicações em uso. 

O coordenador de Tecnologia do Prodap, Célio Conrado, destaca que durante o período da Expofeira, conforme enfatizado pelo governador Clécio Luís, há uma incidência significativa de crianças que se perdem. Pensando nisso, a instituição desenvolveu uma solução tecnológica dentro da plataforma oficial para reforçar a segurança e o bem-estar das famílias durante o evento.

“Criamos uma função no aplicativo com um QR code que os pais podem baixar e colocar na roupa ou em algum acessório da criança, como uma pulseira ou colar. Se a criança se perder, quem a encontrar pode escanear o código e ver as informações do responsável, como nome e contatos de emergência”, explica o coordenador.

Reunião de alinhamento entre técnicos do Prodap e jornalistas da Secom e Rádio Difusora

Segurança 

Junto ao aplicativo oficial, a Expofeira também adota medidas adicionais de proteção voltadas ao público infantojuvenil. Na entrada do evento, serão distribuídas pulseiras de identificação obrigatórias com nome completo e telefone do responsável, para facilitar o contato com familiares em caso de desencontro. 

A central do Programa “Acolher Amapá” contará com um balcão de atendimento para acolhimento e assistência aos visitantes no local. A estrutura incluirá pontos de reencontro estrategicamente posicionados nas três entradas principais do evento, além de uma área temporária com acesso à hidratação e apoio. Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) receberão abafadores auriculares para promover um ambiente mais tranquilo e acolhedor.

Rádio Feira

Desde a edição anterior, a Rádio Feira tem sido uma ferramenta essencial para manter o público informado em tempo real sobre toda a programação do evento, além de divulgar os serviços disponíveis e as normas de segurança. A rádio também presta apoio essencial em situações de crianças que se perdem no evento. A transmissão acontece na frequência 630 AM, com cobertura ampliada para as plataformas digitais, YouTube, Facebook, Instagram, X e pelo aplicativo RadiosNet.

Secretária de Estado da Comunicação, Ana Girlene, e a diretora da Rádio Difusora, Lilian Monteiro, coordenam a gestão da Rádio Feira

A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá! 

Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá acontece de 30 de agosto a 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.

A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, preparando o Amapá para a COP30 e destacando o potencial do estado em desenvolvimento sustentável e economia verde.

Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!