De volta ao Amapá, jogadores trazem na bagagem a esperança de um novo sonho
Seleção garantiu a quinta melhor colocação entre as vinte participantes
As cores verde e amarelo tomaram conta do Aeroporto Internacional de Macapá
As cores verde e amarelo tomaram conta do Aeroporto Internacional de Macapá, na tarde desta quinta-feira, 16, durante a recepção dos jogadores e a comissão técnica que integraram a Seleção Brasileira de Futebol de Desporto Escolar, durante o Mundial Sub-13, que ocorreu em Doha, no Catar. Jovens de 11 a 13 anos trouxeram na bagagem muitas histórias para contar, além da realização de um sonho e a esperança de que o futebol amapaense pode ir muito longe.
A garotada viajou com apoio do deputado federal e presidente da Federação Amapaense de Futebol (FAF), Roberto Góes (PDT-AP), que conseguiu a vaga junto à Confederação Brasileira de Desporto Escolar. O time enfrentou vários adversários na fase de grupos, como Sudão, Chile e Rússia. Depois de uma campanha com duas vitórias e um empate, acabou sendo derrotado pelo Bahrein por 1 a 0 nas quartas-de-final.
“Esses jovens, quando saíram do Amapá, representavam cerca de 800 mil amapaenses. Mas, quando chegamos no Catar, passamos a representar 200 milhões de brasileiros. Na verdade era o Amapá representando o Brasil numa competição com 20 seleções, e nós conseguimos sair da competição em quinto lugar. Por pouco, não fomos para a final”, comemorou Góes.
De acordo com o deputado, na próxima semana o presidente da Confederação Brasileira de Desporto Escolar vem ao Amapá fazer o convite oficial ao governador Waldez Góes. O objetivo é inserir na Seleção Sub-13 estudantes de outros estados da região Norte e formar um time forte o suficiente para trazer o título na próxima edição do torneio.
Gustavo, Thiago, José, Ricardo, Odiclei e muitos outros. Meninos que além de serem bons de bola, são alunos exemplares. Estudantes da rede pública de ensino do Amapá, que se dedicam aos estudos e ao futebol.
Odiclei Júnior, de 11 anos, é aluno da Escola Estadual Antônio Cordeiro Pontes. Ao desembarcar, contou que já estava com saudade da família e da escola, mas também não escondeu a felicidade de poder trilhar novos horizontes. A partir de agora, a responsabilidade será ainda maior.
“Foi emocionante poder representar o nosso estado e o país. Volto cheio de esperança de poder fazer melhor. Vou me dedicar muito para trazer ainda mais orgulho ao nosso povo”, disse Odiclei, com os olhos cheios de lágrimas.
A equipe amapaense foi comandada pelo experiente técnico Romeu Figueira, e o bom desempenho pode garantir uma nova participação na competição pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar, em 2018.
“Estou muito feliz com o desempenho dos nossos garotos. Há uma grande chance de o ano que vem estarmos novamente no Mundial Sub-13 representando o Brasil. Vamos focar no treinos e não tenho dúvida que se nossa participação for garantida, essa equipe fará ainda mais bonito”, comentou o treinador.
A Seleção Brasileira foi formada pelos seguintes jogadores:
Alisson José Sacramento Leão
André Magalhães Ewerton
Cassio Gustavo Alves Machado
David Dias Oliveira
Delmivaldo Rodrigues Lacerda Neto
Enzo Zidane Sales Reis
Flávio Nascimento da Costa
Guilherme Cabral Corte
Ian Trinid Monteiro da Silva
Lyan Kauê Gomes Santana
Ricardo Ribeiro Campos
Rudiclei Serrão da Costa Junior
Sanderson Trindade Nascimento
Thiago Medeiros de Carvalho
Tiago Videira Lobato
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!