Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
🤠 SAÚDE NA EXPOFEIRA

54ª Expofeira do Amapá: consultórios odontológicos móveis do Mais Sorriso levam serviços de limpeza e restauração aos trabalhadores rurais

Até o sábado, 6, a previsão é atender 120 agricultores e pecuaristas que atuam dentro do Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá.

Por Júnior Nery
01/09/2025 15h58
Mais Sorriso dedica as manhãs da programação da 54ª Expofeira do Amapá para cuidar da saúde bucal dos trabalhadores rurais

Além da oportunidade de expor a produção agrícola e garantir uma renda extra, os trabalhadores rurais e pecuaristas da 54ª Expofeira do Amapá também tem a chance de cuidar da saúde bucal com os tratamentos odontológicos gratuitos realizados nos consultórios móveis do programa Mais Sorriso, do Governo do Estado. Os atendimentos iniciaram nesta segunda-feira, 1º, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá.

Até sábado, 6, das 9h às 13h, esses profissionais que ajudam a movimentar a maior vitrine de negócios da Amazônia terão acesso gratuito às consultas. A iniciativa, coordenada pela cirurgiã-dentista e primeira-dama do Estado, Priscilla Flores, prevê o acolhimento de 120 pessoas, que recebem tratamentos como profilaxia (limpeza), raspagem, restauração e aplicação de flúor.

Além disso, cada paciente sai orientado sobre prevenção ao câncer de boca — doença que pode estar relacionada à constante exposição ao sol, uma rotina comum para quem atua na agricultura. Quando há necessidade de procedimentos mais complexos, como extrações, o encaminhamento é feito ao Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

Consultórios móveis realizam profilaxia (limpeza), raspagem, restauração e aplicação de flúor

Para a agricultora Rozilda Nunes, moradora da zona rural do município de Pedra Branca do Amapari, a oportunidade foi motivo de celebração, pois muitos amigos nunca foram a um dentista. Para ela, esse cuidado do Governo do Amapá é um carinho com as comunidades do campo.

“Para nós, trabalhadores da terra, é muito difícil e caro sair da comunidade para buscar tratamento dentário. Essa chance aqui eu não podia perder. Fiz limpeza, fui muito bem recebida e ainda recebi um kit com escova, creme dental e fio dental. Estou muito feliz com essa iniciativa”, contou com sorriso largo no rosto.

Rozilda Nunes, agricultora de Pedra Branca do Amapá aproveitou o momento para fazer limpeza dos dentes

Acolhimento e qualidade de vida

A dentista Maxwellen Máximo reforça que a proposta do serviço do Mais Sorriso vai além do tratamento imediato, o programa também trabalha a conscientização desses trabalhadores para a prevenção de doenças.

Cada paciente recebe kit de higiene bucal com creme dental, escova e fio dental para manter o sorriso em dia

"Queremos que esses trabalhadores saiam daqui não apenas com a saúde bucal em dia, mas também com informações que os ajudem a se prevenir. Esse acompanhamento é fundamental para garantir qualidade de vida”, destacou.

Os trabalhadores rurais atendidos foram selecionados pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap) e Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Estado do Amapá (Diagro), que somam esforços para oferecer assistência a quem muitas vezes enfrenta dificuldades para acessar esse tipo de serviço.

Consultórios moveis estão localizados atrás da Central da Expofeira

Transformando vidas

A coordenadora de Saúde Bucal da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Daphne Macêdo, ressaltou a importância da presença do Mais Sorriso na Expofeira, pois muitas pessoas negligenciam a saúde bucal, perdendo qualidade de vida e autoestima.

Daphne Macêdo, coordenadora de Saúde Bucal da Sesa

“Estamos garantindo um atendimento que faz diferença na vida dessas pessoas. Muitos moram longe da capital e têm dificuldade de buscar tratamento. Aqui, eles encontram acolhimento, cuidado e prevenção”, afirmou Daphne.

Além dos atendimentos pela manhã, o Mais Sorriso segue à noite, realizando atividades educativas com as crianças, orientações sobre prevenção ao câncer de boca, visitação aos consultórios móveis e entrega de kits de higiene bucal para crianças e adultos. Com essa iniciativa, o Governo do Amapá reafirma o compromisso em promover saúde e dignidade, cuidando de quem cuida da terra e contribui para o desenvolvimento do estado.

Espaço Mais Sorriso chama a atenção com uma 'boca' gigante que atrai visitantes no Parque de Exposições da Fazendinha

🤠 Saúde na Expofeira

Para garantir total assistência ao público, a Sesa organizou dois postos de atendimento de urgência e emergência, funcionando diariamente das 18h até o encerramento da programação. Cerca de 25 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e farmacêuticos, estarão de plantão. A estrutura conta ainda leitos de observação e atendimento farmacêutico.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atua com duas ambulância de prontidão: uma Unidade de Suporte Avançado (USA) equipada como UTI móvel, com médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e condutor; e uma Unidade de Suporte Intermediário (USI), destinada a atendimentos clínicos, estabilização e encaminhamentos a rede hospitalar.

Trabalhadores rurais recebem acolhimento e tratamento especial voltado a esse público

A maior Expofeira de todos os tempos! 

Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá acontece de 30 de agosto a 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), com o apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, o evento é a maior edição da história, ocupando uma área 46% maior que no ano passado.

Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.

A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo Espaço Gastronômico, Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 33%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, preparando o Amapá para a COP30, destacando o desenvolvimento sustentável e economia verde. O evento também recebe shows nacionais gratuitos ao público. Confira a line-up:

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Saúde