Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
🤠 SAÚDE NA EXPOFEIRA

Unidades de pronto atendimento da Saúde registram fluxo intenso durante shows da 54ª Expofeira do Amapá

Estrutura reforçada da Secretaria de Estado da Saúde vem atendendo casos de ansiedade e desidratação no Parque de Exposições da Fazendinha.

Por Roberta Corrêa
05/09/2025 23h04
Pronto atendimento de saúde dentro da 54ª Expofeira do Amapá registra aumento de pacientes durante shows

Desde o primeiro dia, a Saúde está presente na 54ª Expofeira do Amapá com unidades de pronto atendimento espalhadas no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá. A procura, considera até então normal, se intensificou na quinta-feira, 4, com os shows da dupla Henrique e Juliano e dos DJs KVSH e Liu. Foram 125 pacientes, desses 18 deram entrada com traumas.

Clodoaldo Nascimento, médico do posto de atendimento da Sesa na 54ª Expofeira do Amapá

Em apenas seis dias, 1,5 milhão de pessoas e quase 400 mil veículos já circularam no evento. Os profissionais de saúde estão preparados para ocorrências comuns em grandes eventos, como crises de ansiedade, falta de ar, desmaios e picos de pressão arterial. Durante a noite, esses foram os sintomas mais registrados entre os visitantes, todos atendidos rapidamente pelas equipes de plantão.

“É normal que, em meio a uma multidão e à euforia de grandes shows, algumas pessoas tenham crises de ansiedade ou apresentem sinais de exaustão física. O importante é que tivemos suporte no local e conseguimos estabilizar cada paciente”, explicou o médico.

Equipes de saúde envolvidas com assistência médica durante o show

Instalados em locais estratégicos do parque, os pontos fixos e as ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros Militar funcionam como retaguarda para situações emergenciais, permitindo que o público aproveite os espetáculos com mais segurança e saúde. As unidades estão abastecidas e as equipes de prontidão.

Diego Gama, coordenador de Gestão das Unidades Descentralizadas da Sesa

“A preparação para a 54º Expofeira do Amapá inclui não apenas equipamentos básicos, como oxigênio, soro e medicações de uso emergencial, mas também equipes treinadas para lidar com situações de estresse, superlotação e até remoção rápida, caso seja necessário encaminhar o paciente a um hospital”, reforça Diego Gama, coordenador de Gestão das Unidades Descentralizadas da Sesa. 

🤠 Saúde na Expofeira

Além de garantir total assistência ao público, a Sesa conta ainda com o Samu, que atua com duas ambulância de prontidão: uma Unidade de Suporte Avançado (USA) equipada como UTI móvel, com médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e condutor; e uma Unidade de Suporte Intermediário (USI), destinada a atendimentos clínicos, estabilização e encaminhamentos a rede hospitalar.

Além do programa Mais Sorriso, coordenado pela cirurgiã-dentista e primeira-dama do Estado, Priscilla Flores, que leva saúde bucal com consultas odontológicas gratuitas aos trabalhadores rurais pela manhã, das 9h às 13h, e durante à noite, promove atividades educativas com orientações lúdicas ao público infantil.

Equipes de multiprofissionais capacitados para o atendimento em saúde dentro do Parque de Exposições da Fazendinha

A maior Expofeira de todos os tempos! 

Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá acontece de 30 de agosto a 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), com o apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, o evento é a maior edição da história, ocupando uma área 46% maior que no ano passado.

Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.

A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo Espaço Gastronômico, Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 33%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, preparando o Amapá para a COP30, destacando o desenvolvimento sustentável e economia verde. O evento também recebe shows nacionais gratuitos ao público. Confira a line-up:

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Saúde