Mais Sorriso realiza 470 procedimentos e entrega mais de 800 kits de higiene bucal aos trabalhadores rurais da 54ª Expofeira do Amapá
Foi uma semana de assistência odontológica dentro do Parque de Exposições da Fazendinha, com serviços de limpeza, raspagem e restauração.

Em uma semana, o programa Mais Sorriso realizou 470 procedimentos odontológicos aos trabalhadores rurais e entregou 835 kits de higiene bucal aos visitantes que participaram da 54ª Expofeira do Amapá, realizada pelo Governo do Estado. O número expressivo de serviços marcou a maior vitrine de negócios da Amazônia, que encerrou no domingo, 7.

Os atendimentos oferecidos incluíram profilaxia (limpeza), raspagem de tártaro e restauração, sempre voltados para quem trabalhou na exposição e comercialização de produtos do setor primário no evento. Além disso, as equipes do Mais Sorriso orientaram sobre o câncer de boca e durante à noite, promoveram atividades lúdicas sobre saúde bucal para as famílias que visitaram o espaço no Parque de Exposições da Fazendinha.
O cuidador de animais, Jorcy Araújo, natural de Oriximiná, no Pará, mora em Macapá desde a década de 1960. Recebendo os serviços do programa pela segunda vez, ele aproveitou o momento para cuidar de um dente que precisava ser restaurado e valorizou o atendimento recebido.
“O atendimento aqui é outro nível. Ano passado eu vim aqui e, hoje, saio novamente satisfeito com o trabalho que fizeram nos meus dentes. Os profissionais daqui são muito acolhedores. Foi mais uma vez uma Expofeira ótima para os trabalhadores”, afirmou Araújo.

Os serviços ao trabalhador do campo foram resultados do apoio do Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária (Diagro) e Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), que fizeram a triagem dos pacientes, garantindo 20 atendimentos diários.
No sábado, 6, último dia de atendimento, o trabalhador Gabriel Farias também buscou o serviço odontológico disponível no parque. Ele conta que mantém o cuidado com a saúde bucal regularmente.
“Eu tenho muita preocupação com meus dentes. Vou com frequência ao dentista. Vim fazer uma limpeza porque é muito cômodo ter esse serviço aqui, e não poderia deixar passar essa oportunidade. Então vim aproveitar. Muito boa essa iniciativa do Governo do Amapá”, destacou.

Inclusão e dignidade
Durante a Expofeira, um momento especial encantou visitantes e as equipes do Mais Sorriso. Na sexta-feira, 5, cerca de 20 crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) foram acolhidas e conhecerem o espaço. Com brincadeiras e atividades lúdicas, eles receberam orientações de como cuidar da saúde bucal.
No espaço do Mais Sorriso, as crianças participaram do escovódromo, brinquedoteca e tiveram acesso aos trailers odontológicos, acompanhados por especialistas. A ação contou com o apoio da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), que disponibilizou abafadores auriculares para garantir maior conforto sensorial às crianças.

Transformando sorrisos
A endodontista Daphne Macêdo, que também é coordenadora de Saúde Bucal da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), reforçou a importância da iniciativa e destacou a essência do programa, que foi idealizado pela cirurgiã-dentista e primeira-dama do Estado, Priscilla Flores.

“Foram dias de muito trabalho, mas, para nós que amamos o que fazemos, é gratificante poder acolher, deixar o cidadão o mais relaxado e tranquilo possível para execução do serviço e, claro, garantir um bom resultado ao paciente. Essa é a essência do Mais Sorriso: acolher e transformar vidas”, declarou Daphne.
O programa recebeu o apoio do senador Randolfe Rodrigues e do deputado estadual, Rodolfo Vale, que investiram nas ações de saúde bucal dentro da expofeira.
Criado pelo Governo do Amapá, o programa Mais Sorriso leva atendimentos odontológicos gratuitos à população em diferentes pontos do estado. Com ações itinerantes e fixas, o programa oferece desde atendimentos básicos até tratamentos especializados como endodontia e próteses, sempre com foco no cuidado da saúde bucal e da autoestima dos amapaenses.

🤠 Saúde na Expofeira
Para garantir total assistência ao público, a Sesa organizou dois postos de atendimento de urgência e emergência, funcionando diariamente das 18h até o encerramento da programação. Cerca de 25 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e farmacêuticos, participaram dos plantões. A estrutura contou ainda leitos de observação e atendimento farmacêutico.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atuou com duas ambulâncias de prontidão: uma Unidade de Suporte Avançado (USA) equipada como UTI móvel, com médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e condutor; e uma Unidade de Suporte Intermediário (USI), destinada a atendimentos clínicos, estabilização e encaminhamentos a rede hospitalar.
A maior Expofeira de todos os tempos!
Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá ocorreu de 30 de agosto a 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), com o apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, o evento foi a maior edição da história, ocupando uma área 46% maior que no ano passado.
Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marcou a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. Foram 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira estima ter movimento, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.
A programação foi diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo Espaço Gastronômico, Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 33%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sediou ainda a 1ª ExpoAmazônia, preparando o Amapá para a COP30, destacando o desenvolvimento sustentável e economia verde. O evento recebeu shows nacionais gratuitos ao público.
Confira como foram os shows da 54ª Expofeira do Amapá:
- 30 de agosto (sábado): Calcinha Preta e Limão com Mel
- 31 de agosto (domingo): Ivete Sangalo
- 1º de setembro (segunda): rock cristão com Rosas de Saron
- 2 de setembro (terça): noite gospel com Cassiane e Maria Marçal
- 3 de setembro (quarta): Alexandre Pires
- 4 de setembro (quinta): Henrique & Juliano e DJs KVSH e Liu
- 5 de setembro (sexta): forró piseiro de Léo Foguete e Manu Bahtidão
- 6 de setembro (sábado): Xand Avião e Festival das Aparelhagens
- 7 de setembro (domingo): Jorge & Mateus
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!