'Foi muito rápido, fiquei surpresa com o atendimento', diz mãe após filha precisar de assistência em saúde na 54ª Expofeira do Amapá
Aproveitando o último dia da maior feira de negócios da Amazônia, Maria de Lourdes Alves e a filha, Gleice Alves, se impressionaram com a saúde dentro do evento.

Curtindo a programação de domingo, 7, último dia da 54ª Expofeira do Amapá, realizada pelo Governo do Estado, Maria de Lourdes Alves precisou recorrer ao posto de saúde para ajudar a filha, Gleice Alves, que passou mal após utilizar um dos brinquedos do parque de diversão. Ela se surpreendeu com a estrutura e agilidade da unidade de pronto atendimento instalada no Parque de Exposições da Fazendinha.

“É maravilhoso ter um posto de saúde dentro da Expofeira. Eu não sei se todo ano tem, nunca reparei. Mas neste ano eu precisei e eles ajudaram a minha filha. Na hora que saiu do brinquedo, ela quase caiu no chão, gelada, suando frio, a pressão baixou demais. A equipe atendeu rápido e agora ela já está melhor. Foi muito rápido, fiquei surpresa", contou a moradora do bairro Jesus de Nazaré.
Maria de Lourdes destacou a importância da estrutura para o público: “É útil, é importante, necessário mesmo. Às vezes a pessoa vem se divertir e pode passar mal, sofrer um acidente, precisar de um curativo rápido ou até algo mais grave. É bom ter esse suporte aqui".

A mãe também se surpreendeu com a agilidade no atendimento: “Eu pensava que ia precisar pegar senha, esperar. Mas não. A equipe já mandou entrar direto, colocaram ela sentada e logo começaram o atendimento. Foi muito bem, gostei demais".
Durante os 9 dias de evento os posto de saúde da Expofeira o atendimento ao público funcionou de forma imediata, sem classificação de risco. Os pacientes que procuravam a unidade eram atendidos de imediato, acolhidos pela equipe que fazia a triagem e já recebiam atendimento médico.

Para garantir segurança e atendimento ao público, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) montou dois postos de saúde dentro parque, totalmente equipados com macas, poltronas de observação, oxigênio, monitores multiparamétricos e abastecido de medicamentos com uma mini farmácia. As equipes contaram com médicos, enfermeiros e farmacêuticos.
Além do suporte de 4 ambulâncias para realizar a transferência de pacientes em casos, sendo duas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e duas do Hospital Marco Zero, e a retaguarda do hospital de Emergência de Macapá, Hospital de Santana e UPA Zona Sul.

🤠 Saúde na Expofeira
A estrutura de saúde da Expofeira contou ainda com intérpretes de Libras e apoio do Samu, garantindo cobertura completa em todos os dias do evento. Além do programa Mais Sorriso, coordenado pela cirurgiã-dentista e primeira-dama do Estado, Priscilla Flores, que levou saúde bucal com consultas odontológicas gratuitas aos trabalhadores rurais pela manhã, das 9h às 13h, e durante à noite, promove atividades educativas com orientações lúdicas ao público infantil.
A maior Expofeira de todos os tempos!
Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá ocorreu de 30 de agosto a 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), com o apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, o evento foi a maior edição da história, ocupando uma área 46% maior que no ano passado.
Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marcou a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. Foram 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira estima ter movimento, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.
A programação foi diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo Espaço Gastronômico, Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 33%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sediou ainda a 1ª ExpoAmazônia, preparando o Amapá para a COP30, destacando o desenvolvimento sustentável e economia verde. O evento recebeu shows nacionais gratuitos ao público.
Confira como foram os shows da 54ª Expofeira do Amapá:
30 de agosto (sábado): Calcinha Preta e Limão com Mel
31 de agosto (domingo): Ivete Sangalo
1º de setembro (segunda): rock cristão com Rosas de Saron
2 de setembro (terça): noite gospel com Cassiane e Maria Marçal
3 de setembro (quarta): Alexandre Pires
4 de setembro (quinta): Henrique & Juliano e DJs KVSH e Liu
5 de setembro (sexta): forró piseiro de Léo Foguete e Manu Bahtidão
6 de setembro (sábado): Xand Avião e Festival das Aparelhagens
7 de setembro (domingo): Jorge & Mateus
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!