Saúde registra mais de 600 atendimentos em 9 dias de programação da 54ª Expofeira do Amapá
Forte esquema da Sesa contou com dois postos, ambulâncias do Samu e retaguarda de hospitais em Macapá e Santana; maior movimento foi no sábado, 6.

Além das oportunidades de negócios, empreendedorismo, gastronomia diversificada, cultura regional e shows nacionais, a 54ª Expofeira do Amapá, realizada pelo Governo do Estado, proporcionou aos 2,2 milhões de pessoas que passaram pelo Parque de Exposições da Fazendinha, um forte esquema de saúde que garantiu assistência nos 9 dias de programação. O balanço de 30 de agosto a 7 de setembro, registrou 658 atendimentos, desses 569 foram clínicos e 89 de natureza traumática.
De acordo com o levantamento, o dia de maior movimento foi no sábado, 6, quando foram atendidos 131 pacientes durante os shows de Xande Avião e o Festival de Aparelhagens, que atraiu milhares de pessoas. Já o segundo dia de grande fluxo foi na quinta-feira, 4, que contabilizou 125 pessoas atendidas durante as apresentações da dupla Henrique & Juliano e dos DJs KVSH e Liu.

A maioria dos casos foi classificada como baixo risco, com procedimentos realizados dentro das próprias unidades de pronto atendimento instaladas no parque. Sintomas como náuseas, vômitos, tontura, desmaios, hipertensão, crises de ansiedade, embriaguez e dores abdominais, musculares e de cabeça foram os mais recorrentes.
Nos atendimentos traumáticos, os casos mais comuns envolveram quedas, cortes, escoriações e entorses. Cerca de 25 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e farmacêuticos se revezaram nos plantões.
"Nossas equipes de saúde deram um show à parte na Expofeira. E a estrutura montada pela Sesa permitiu oferecer serviços com a qualidade e eficiência ao público, do jeito que esse grande evento merece. Tivemos um fluxo intenso, mas no geral, a população realmente curtiu a feira com saúde e tranquilidade", pontuou a secretária de Saúde do Amapá, Nair Mota.

Os dois postos fixos da Sesa foram organizados em locais estratégicos com salas de estabilização, macas, cilindros de oxigênio, poltronas reclináveis para medicação e observação, farmácia e aparelhos essenciais como desfibrilador cardioversor e monitor multiparamétrico, fundamentais para suporte em casos de emergência. A saúde também promoveu a inclusão de pacientes surdos com a presença de profissionais da Central de Tradutores e Intérpretes de Libras (Cilsaúde), que auxiliaram na comunicação com a equipe médica.
Duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estavam à postos durante os nove dias: uma de Suporte Avançado (USA), com médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e condutor; e outra de Suporte Intermediário, formada por enfermeiro, técnico de enfermagem e condutor, além de UTIs móveis do Hospital Marco Zero, que possibilitou ampliar o horário de funcionamento dos postos para cuidar dos trabalhadores e empreendedores ao longo do dia.
"Esse resultado mostra a importância da estrutura de atendimento de saúde dentro do evento, garantindo resposta rápida às demandas da população e contribuindo para que a festa ocorresse de forma mais segura e organizada. A estratégia foi planejada para resolver situações de saúde sem que o visitante precisasse deixar a feira", explicou o diretor do Samu estadual, Donato Farias.

O helicóptero do Grupo Tático Aéreo (GTA) ficou preparado para remoções rápidas em casos críticos. E como retaguarda, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Sul e Hospital de Emergência (HE), ambos em Macapá, e o Hospital Estadual de Santana, foram direcionados receber para pacientes com quadros mais complexos.
"A estrutura foi pensada para dar resposta eficiente a situações de menor complexidade, mas também esteve integrada à rede estadual de saúde para casos mais graves", destacou Diego Gama, coordenador de Gestão das Unidades Descentralizadas da Sesa.

Além dos serviços do pronto atendimento, a Sesa levou para a Expofeira, o programa Mais Sorriso, coordenador pela cirurgiã-dentista e primeira-dama do Estado, Priscilla Flores, que proporcionou 470 procedimentos odontológico aos trabalhadores rurais durante as manhãs, e orientações sobre saúde bucal para as famílias que visitavam o espaço no período da noite.
Durante a programação, 20 crianças e adolescentes autistas tiveram um momento especial de aprendizado. De forma lúdica, as equipes ensinaram a cuidar dos dentes com brincadeiras e com um colorido escovódromo. Foram distribuídos ainda 835 kits de higiene bucal aos visitantes.
Confira o número de atendimento realizados durante a 54ª Expofeira do Amapá:
- 30 de agosto (sábado): 66 atendimentos;
- 31 de agosto (domingo): 57 atendimentos;
- 1º de setembro (segunda): 33 atendimentos;
- 2 de setembro (terça): 40 atendimentos;
- 3 de setembro (quarta): 40 atendimentos;
- 4 de setembro (quinta): 125 atendimentos;
- 5 de setembro (sexta): 65 atendimentos;
- 6 de setembro (sábado): 131 atendimentos;
- 7 de setembro (domingo): 101 atendimentos.
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