Balanço da 54ª Expofeira do Amapá: Saúde registra saldo positivo com destaque para acolhimento e inclusão ao público
Estrutura montada pela Sesa garantiu assistência médica e odontológica durante os 9 dias da maior vitrine de negócios da Amazônia.

Em uma coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira, 11, o governador Clécio Luís apresentou o balanço da 54ª Expofeira do Amapá, que movimentou mais de R$ 1,1 bilhão em negócios e atraiu cerca de 2,6 milhões de visitantes. Entre os dados positivos, a saúde se destaca com a forte estrutura dos serviços levados para o Parque de Exposições da Fazendinha, que resultou em 658 atendimentos.
"Começamos a caminhar com as nossas próprias pernas e tudo que for preciso, nós do governo vamos fazer para atrair novas empresas, manter as que já estão, para incentivar o empreendedorismo local, gerar emprego. Esse foi e sempre será o papel da Expofeira", pontuou Clécio Luís ao mostrar os resultados.
VEJA O BALANÇO DA 54ª EXPOFEIRA DO AMAPÁ

Durante 9 dias de programação - 30 de agosto a 7 de setembro -, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) atuou com o funcionamento de dois postos com equipe completa e assistência farmacêutica, ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e ações do programa Mais Sorriso.
O levantamento aponta que dos 658 atendimentos realizados, 569 foram de natureza clínica e 89 de casos traumáticos. A maioria dos pacientes apresentou sintomas como náuseas, tontura, hipertensão, crises de ansiedade, dores abdominais e musculares. Já entre os casos traumáticos, os mais comuns foram quedas, cortes, entorses e escoriações.
A saúde também promoveu a inclusão de pacientes surdos com a presença de profissionais da Central de Tradutores e Intérpretes de Libras (Cilsaúde), que auxiliaram na comunicação com a equipe médica.

"Estruturamos uma rede que uniu segurança, agilidade e cuidado. Os dois postos fixos, as ambulâncias do Samu e a retaguarda hospitalar foram fundamentais para atender todas as demandas, sem registros de casos graves", ressaltou a secretária de Saúde do Amapá, Nair Mota.
Além da assistência médica, a saúde bucal teve protagonismo dentro da feira. O programa Mais Sorriso, coordenado pela cirurgiã-dentista e primeira-dama de Estado, Priscilla Flores, realizou 470 procedimentos odontológicos, incluindo profilaxia, raspagem e restauração, voltados principalmente para trabalhadores rurais. Também foram entregues 835 kits de higiene bucal a visitantes, em ações que integraram orientações educativas e atividades lúdicas com crianças.

Um dos momentos mais especiais foi a recepção de 20 crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que participaram de atividades adaptadas, brincadeiras no escovódromo e receberam atendimento em um ambiente sensível às suas necessidades.
“A saúde esteve presente de forma integral, acolhendo diferentes públicos e oferecendo serviços de qualidade. Esse resultado mostra a importância de levarmos atendimento onde o povo está, garantindo que todos tenham acesso a cuidado e dignidade”, destacou a secretária.
Com a soma dos números, a saúde fechou sua participação na maior feira de negócios da Amazônia com saldo positivo, reforçando a política do Governo do Amapá de aliar grandes eventos a serviços públicos de qualidade.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!