Governador apoia criação de Instituto Rural no Amapá
Espaço servirá para a implantação dos cursos de agronomia, zootecnia e medicina veterinária na Unifap
Governador Waldez disse que vai buscar recursos, junto a bancada, para o projeto
O governador do Estado, Waldez Góes, recebeu nesta quinta-feira, 23, a reitora da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Eliane Superti, para tratar da criação do Instituto Rural do Estado. O espaço servirá para os cursos de agronomia, zootecnia e medicina veterinária, que serão implantados na instituição. A reunião também teve a participação de deputados estaduais.
Para Waldez Góes, o projeto vai muito além de questões educacionais e está ligado diretamente no desenvolvimento do Estado. Segundo o chefe do Executivo, a proposta terá total apoio do governo do Estado, principalmente na captação de recursos federais para que o projeto se torne realidade.
“Esse projeto não é de governo e sim de Estado. Será um polo de ensino, pesquisa e extensão que se alia ao desenvolvimento do agronegócio e da atividade extrativista do Amapá. Em 2018, vamos capitanear a busca desses recursos através de uma segunda emenda de bancada ou através de emendas individuais, juntos conseguiremos a concretização desse sonho”, destacou Waldez.
O deputado Dr. Furlan, que no último dia 10 de fevereiro realizou uma audiência pública para debater a criação do Instituto Rural da Universidade Federal do Amapá, declarou que tratará das questões ligadas as legislações e do acompanhamento do projeto no parlamento. De acordo com ele, o posicionamento positivo do governo garantirá o sucesso do projeto.
“Governador entendeu de força surpreendente a ideia e a funcionalidade do Instituto Rural do Amapá. A intenção é trabalhar ainda mais para que possamos conquistar mais parceiros e essa realidade traga ainda mais desenvolvimento para o Estado do Amapá”, ressaltou o deputado.
A reitora da Unifap, Eliane Superti, contou que a construção tem um orçamento previsto de R$ 70 milhões. Para isso, a universidade vai buscar cada vez mais parceiros para transformar o instituto em realidade. Uma das parcerias que já está garantida é da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
“Estamos contentes com a reunião com governador. A Embrapa é uma instituição pública de pesquisa vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária, um órgão mais do que importante e sem sombra de dúvidas será uma de várias parcerias que ainda vamos fechar para esse grandioso projeto”, finalizou Eliane Superti.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!