Governo do Amapá promove palestra para orientar militares sobre aposentadoria e benefícios previdenciários
O encontro com integrantes do Corpo de Bombeiros Militar teve como objetivo orientar sobre a transição para a reserva remunerada.
O Governo do Estado do Amapá realizou uma palestra para integrantes do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM/AP) que já podem solicitar a reserva remunerada, com o objetivo de orientá-los sobre os serviços e benefícios previdenciários concedidos pela Amapá Previdência (Amprev).
A sessão de Educação Previdenciária foi conduzida pela Diretoria de Benefícios Militares (DIBEM), formada pela major Sônia Priscila, capitã Francilene Nascimento e sargento Edivaldo Pantoja.
A diretora major Sônia destacou a importância de conscientizar os militares sobre seus direitos e deveres previdenciários, permitindo que planejem melhor o futuro.
“Apresentamos como funcionam os processos de benefícios, o fluxograma, a transição para a inatividade militar e os documentos necessários para solicitar a reserva remunerada”, explicou a major Sônia.
A advogada da Procuradoria Jurídica da Amprev e coordenadora do Programa Educaprev, Rafaela Queiros, reforçou a importância da capacitação contínua e do acesso à informação previdenciária entre os servidores militares.
“O treinamento garante que os militares estejam atualizados, enquanto o acesso à informação assegura que eles e seus dependentes entendam e usufruam de seus direitos e benefícios”, destacou Rafaela.
A educação previdenciária visa também melhorar a qualidade de vida dos segurados, abrangendo temas como planejamento da aposentadoria, envelhecimento ativo e saúde.
O diretor-presidente da Amprev, Jocildo Lemos, enfatizou que a iniciativa ajuda os militares a tomar decisões conscientes, garantindo uma aposentadoria digna e com qualidade de vida.
“Para que os militares façam a melhor escolha, é fundamental apresentar todas as informações sobre a transição. Também orientamos sobre planejamento pós-reserva, para que, além das finanças, eles foquem na saúde e em novos projetos”, afirmou Lemos.
O comandante do CBM/AP, Coronel Pelsondré Martins, destacou a importância da ação do Governo do Estado para assegurar que os militares possam se aposentar com segurança financeira.
“A hora de ir para a reserva é uma preocupação real, e ter acesso à previdência nos deixa tranquilos”, afirmou o Coronel.
Dados da Amprev:
Nos últimos dois anos e meio, a Amprev registrou ganho financeiro de 41%. O patrimônio financeiro da autarquia passou de R$ 6.435.289.460,41 em dezembro de 2022 para R$ 9.081.620.570,14 em setembro de 2025.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!