São José: Peregrinação começa pelo Palácio com mensagem sobre preservação da natureza
Imagem do padroeiro do Amapá passou pela sede do Executivo nesta segunda-feira, 25, onde ocorreu uma missa; festividade é celebrada há 261 anos.
A peregrinação representa o duro caminho percorrido por José ao aceitar ser o pai humano do Filho de Deus
A tradicional peregrinação da imagem de São José, padroeiro do Amapá e da cidade de Macapá, iniciou na manhã desta segunda-feira, 25, pelo Palácio do Setentrião, sede central do governo amapaense. Com o tema “São José, Guarda os Filhos da Amazônia como Guardastes Jesus e Maria”, o dia do santo é comemorado em 19 de março. A tradicional festa é realizada desde 1758 no Estado – há 261 anos.
A imagem do padroeiro foi recepcionada por servidores do Palácio do Setentrião, onde foi celebrada uma missa pelo padre Francivaldo Lima, que explicou sobre a temática deste ano. “A temática sobre ecologia integral e meio ambiente se refere à necessidade de nós, como povo amazônico, preservarmos nossas riquezas naturais que são imprescindíveis para a vida de todos os seres vivos”, esclareceu o religioso.
Na ausência do governador Waldez Góes e do vice-governador Jaime Nunes, a esposa do vice Carmem Vasques, recepcionou a comitiva que chegou com a imagem de São José. Ela pediu ao santo, proteção à família de todos os amapaenses e dos servidores do funcionalismo público.
“São José é símbolo de devoção, justiça, compaixão e fé, um exemplo que todas as nossas famílias devem seguir. Por isso, pedimos sua proteção e benção para todos os servidores do Amapá e, principalmente, do Palácio do governo, de onde emana todas as diretrizes para governar nosso Estado”, ressaltou Carmem Vasques.
A servidora pública Marivalda Barbosa, 66 anos, se emocionou com a visita da imagem de São José na sede do Governo do Amapá.
“É um momento de gratidão ao nosso padroeiro porque nós acreditamos que ele vai fortalecer cada vez mais a nossa fé e abençoar as nossas famílias”, comentou Marivalda.
Simbolicamente, a peregrinação, que faz parte da programação religiosa, representa o duro caminho percorrido por José ao aceitar ser o pai humano do Filho de Deus. Ele teve que viajar com Maria para Belém, onde nasceu Jesus e, em seguida, exilou para o Egito fugindo de Herodes, que pretendia matar Jesus. Depois, retornou com a família para o pobre vilarejo de Nazaré.
Após a celebração, a imagem seguiu para o Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap). Durante essa semana, ela deverá percorrer diversas entidades públicas, privadas e religiosas, além de residências de devotos.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!