54ª Expofeira debate estiagem e mudanças climáticas na agricultura familiar do Amapá
A atividade fez parte da programação do Rurap durante a feira e teve como objetivo apresentar um panorama sobre como os produtores rurais estão preparados para enfrentar períodos críticos de estiagem.

Nesta terça-feira, 2, o Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap) realizou, na fazenda montada para a 54ª Expofeira, realizada pelo Governo do Estado, uma palestra com o tema “Diagnóstico da Estiagem 2024 e as perspectivas futuras de adaptações climáticas no âmbito dos produtores rurais familiares do Estado do Amapá”.
A atividade fez parte da programação do Rurap durante a feira e teve como objetivo apresentar um panorama sobre como os produtores rurais estão preparados para enfrentar períodos críticos de estiagem, além de discutir os impactos das mudanças climáticas na Amazônia. Foram apresentadas informações e tecnologias essenciais para que agricultores familiares possam se adaptar a novos cenários climáticos, garantindo a continuidade da produção no estado.
Voltado para a sociedade em geral, além de órgãos e secretarias estaduais, o evento buscou sensibilizar a população sobre a importância de apoiar os pequenos produtores rurais. A palestra foi ministrada pela engenheira de pesca Rúbia Maielli Lima Brandão.

O diretor-presidente do Rurap, Kelson Vaz, destacou que a iniciativa é fundamental para orientar agricultores diante dos desafios climáticos.
“Discutir a estiagem e as mudanças climáticas é essencial para preparar nossos produtores e garantir que a agricultura familiar se mantenha forte e sustentável”, afirmou.
Para a palestrante Rúbia Brandão, o momento é de reflexão e troca de saberes.
“Queremos que a sociedade tenha um olhar sensível para com os pequenos produtores rurais, que precisam de conhecimento e tecnologias para enfrentar os cenários futuros de estiagem, agravados pelas mudanças climáticas”, ressaltou Rúbia Brandão.

O participante José Amoras também ressaltou a importância da palestra.
“Esse tipo de debate é fundamental para nós, produtores, pois nos ajuda a entender melhor os desafios que estão por vir e a buscar soluções para manter a produção mesmo em tempos difíceis”, disse.
A ação reforça o compromisso do Governo do Amapá em promover debates e soluções para o desenvolvimento sustentável do campo, valorizando os agricultores familiares e fortalecendo a produção local.

A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá!
Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá iniciou no sábado, 30 de agosto, e segue até 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.
A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.
Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!