Saúde monta mini farmácia em postos de atendimento ao público para reforçar assistência durante a 54ª Expofeira do Amapá
Medicamentos e insumos foram disponibilizados, além de equipes de profissionais garantindo suporte imediato aos visitantes e trabalhadores no Parque de Exposições da Fazendinha.
Por Roberta Corrêa
03/09/2025 22h04
Medicamentos mais utilizados nos atendimento da 54ª Expofeira do Amapá são analgésicos, antitérmicos, anti-inflamatórios
Os postos de atendimentos instalados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) para o público que visita a 54ª Expofeira do Amapá estão equipados para oferecer assistência farmacêutica completa. No local, os pacientes recebem medicação imediatamente após a avaliação médica, seja por via oral ou intravenosa, conforme a necessidade clínica.
Os medicamentos mais utilizados são analgésicos, antitérmicos, anti-inflamatórios e medicamentos para crises de hipertensão e diabetes, além de insumos para hidratação venosa.
Patrícia Madureira, farmacêutica dos postos fixos de saúde na 54ª Expofeira do Amapá
“Há três anos, desde o retorno da Expofeira, acumulamos a experiência de identificar quais medicamentos devem ser disponibilizados. A cada edição, reforçamos e aprimoramos essa assistência", explica a farmacêutica responsável por um dos postos, Patrícia Madureira.
Também são registrados atendimentos para casos de náuseas, vômitos, desidratação e reações alérgicas leves. A maioria envolve os próprios trabalhadores que atuam dentro do Parque de Exposições da Fazendinha, que muitas vezes passam longas horas em atividade, sem se alimentar adequadamente e enfrentando fadiga.
Quando a situação exige maior gravidade, a equipe realiza o encaminhamento para unidades de urgência e emergência de referência, que atuam como retaguarda, como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Sul, Hospital de Emergência (HE) ou o Hospital Estadual de Santana.
Duas profissionais de farmácia se revezam nos postos, uma em cada espaço, para assegurar o compromisso no atendimento e abastecimento baseado na demanda diária de atendimento.
Mariana Picanço, farmacêutica de um dos pontos fixos de saúde na 54ª Expofeira do Amapá
“Estamos atentos ao abastecimento e acesso rápido à medicação no próprio posto garantindo mais segurança ao paciente e reduz o risco de complicações.”, reforça a farmacêutica Mariana Picanço.
A Sesa reforça a importância de não se automedicar. “Tomar remédios por conta própria pode mascarar sintomas e atrasar o diagnóstico correto. Qualquer sinal de mal-estar deve ser avaliado por um profissional de saúde”, alerta a farmacêutica.
A assistência farmacêutica funciona durante todo o horário de funcionamento dos postos na Expofeira, garantindo atendimento gratuito e seguro para o público.
Pacientes recebem medicação imediatamente após a avaliação médica, seja por via oral ou intravenosa
🤠 Saúde na Expofeira
Além de garantir total assistência ao público, a Sesa conta ainda com o Samu, que atua com duas ambulância de prontidão: uma Unidade de Suporte Avançado (USA) equipada como UTI móvel, com médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e condutor; e uma Unidade de Suporte Intermediário (USI), destinada a atendimentos clínicos, estabilização e encaminhamentos a rede hospitalar.
Os postos estão totalmente equipados e abastecidos para atender a população
A maior Expofeira de todos os tempos!
Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá acontece de 30 de agosto a 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), com o apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, o evento é a maior edição da história, ocupando uma área 46% maior que no ano passado.
Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.
A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo Espaço Gastronômico, Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 33%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, preparando o Amapá para a COP30, destacando o desenvolvimento sustentável e economia verde. O evento também recebe shows nacionais gratuitos ao público. Confira a line-up: