Mais Sorriso recebe crianças e adolescentes autistas para momento de conhecimento e diversão na 54ª Expofeira do Amapá
Ação reforça a inclusão na programação da maior feira de negócios da Amazônia e ainda orienta sobre cuidados com a saúde bucal; iniciativa contou com apoio da Secretaria de Assistência Social.

Cerca de 20 crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) viveram um momento de aprendizado, diversão e acolhimento ao conhecerem o espaço do programa Mais Sorriso dentro da 54ª Expofeira do Amapá, no Parque e Exposições da Fazendinha, na sexta-feira, 5. Com brincadeiras e atividades lúdicas, eles receberam orientações de como cuidar da saúde bucal.
O governador Clécio Luís fez questão de acompanhar o grupo e relaxar junto à criançada. Ele destacou que o Mais Sorriso, idealizado pela cirurgiã-dentista e primeira-dama do Estado, Priscilla Flores, já percorre comunidades ribeirinhas, quilombolas e aldeias indígenas, mas que na feira ganhou um significado especial.
“Hoje oferecemos um atendimento voltado para crianças autistas, garantindo inclusão e cuidado. É emocionante ver os resultados desse trabalho, que também atende agricultores, trabalhadores e visitantes da Expofeira”, ressaltou.

No espaço do Mais Sorriso, os visitantes participaram do escovódromo, brinquedoteca e tiveram acesso aos trailers odontológicos, acompanhados por especialistas. Priscilla Flores, explicou a importância dessa vivência.
“As crianças aprendem de forma lúdica sobre saúde bucal, recebem kits e orientações. Muitas têm sensibilidade à escovação, por isso mostramos cada etapa do processo para ficarem mais habituadas e tenham menos desconforto. Transformar isso em brincadeira faz toda a diferença”, pontuou a idealizadora do programa.

A secretária de Estado da Saúde, Nair Mota, reforçou que o espaço está preparado para orientar e acolher famílias e tem sido um sucesso nesta 54ª edição da Expofeira, trazendo um espaço criativo e atraente.
“Além dos trailers totalmente equipados, temos a brinquedoteca e o escovódromo, onde as crianças aprendem na prática a escovação correta. É uma iniciativa que une cuidado, lazer e informação em um só lugar”, concluiu.

A ação contou com o apoio da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), que disponibilizou abafadores auriculares para garantir maior conforto sensorial às crianças. Para o secretário Hugo Paranhos, essa iniciativa transforma o evento.
“Estamos tornando a Expofeira um espaço de inclusão. Com os abafadores, as crianças autistas podem circular com mais conforto e participar das atividades. É um jeito de unir conhecimento, diversão e acolhimento em um ambiente acessível”, afirmou.

🤠 Saúde na Expofeira
Para garantir total assistência ao público, a Sesa organizou dois postos de atendimento de urgência e emergência, funcionando diariamente das 18h até o encerramento da programação. Cerca de 25 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e farmacêuticos, estarão de plantão. A estrutura conta ainda leitos de observação e atendimento farmacêutico.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atua com duas ambulâncias de prontidão: uma Unidade de Suporte Avançado (USA) equipada como UTI móvel, com médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e condutor; e uma Unidade de Suporte Intermediário (USI), destinada a atendimentos clínicos, estabilização e encaminhamentos a rede hospitalar.

A maior Expofeira de todos os tempos!
Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá acontece de 30 de agosto a 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), com o apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, o evento é a maior edição da história, ocupando uma área 46% maior que no ano passado.
Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.
A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo Espaço Gastronômico, Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 33%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, preparando o Amapá para a COP30, destacando o desenvolvimento sustentável e economia verde. O evento também recebe shows nacionais gratuitos ao público. Confira a line-up:
- 30 de agosto (sábado): Calcinha Preta e Limão com Mel
- 31 de agosto (domingo): Ivete Sangalo
- 1º de setembro (segunda): rock cristão com Rosas de Saron
- 2 de setembro (terça): noite gospel com Cassiane e Maria Marçal
- 3 de setembro (quarta): Alexandre Pires
- 4 de setembro (quinta): Henrique & Juliano e DJs KVSH e Liu
- 5 de setembro (sexta): forró piseiro de Léo Foguete e Manu Bahtidão
- 6 de setembro (sábado): Xand Avião e Festival das Aparelhagens
- 7 de setembro (domingo): Jorge & Mateus
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!