Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
BIOECONOMIA

'Vamos transformar nossos ativos ambientais em negócios éticos e verdes', destaca Clécio Luís sobre o Plano de Sociobioeconomia

Durante reunião realizada nesta terça-feira, 21, o instrumento gestor foi apresentado para análises e observações finais, após os últimos ajustes que antecedem a apresentação oficial.

Por Alexandra Flexa
21/10/2025 22h06
Governador Clécio Luís, recebe Sema, PGE e consultores do Plano de Sociobioeconomia

O governador do Amapá, Clécio Luís, recebeu nesta terça-feira, 21, a equipe de consultores do Plano Estadual de Apoio à Sociobioeconomia (Peas), juntamente com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e à Procuradoria-Geral de Justiça, para debater os detalhes finais do instrumento de gestão que será lançado oficialmente durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), em novembro, em Belém do Pará.

Durante a apresentação, Clécio Luís destacou o potencial transformador do Plano para o desenvolvimento social, econômico e ambiental do estado, com base em práticas sustentáveis.

Governador Clécio Luís pontua ajustes finais do Plano de Sociobioecnomia

“O tema aqui é Sociobioeconomia. Hoje, todos estão ouvindo falar muito de petróleo e, é importante falar, pois começaram as pesquisas na costa do Amapá. Mas aqui, a nossa aposta é a Sociobioeconomia. Vamos transformar nossos ativos ambientais em negócios éticos, verdes e sustentáveis. Estamos refinando o que será apresentado como o Plano Estadual de Sociobioeconomia do Amapá”, enfatizou o governador.

Instituído por decreto em junho de 2024, o Peas moderniza a gestão ambiental do estado, valorizando os saberes tradicionais, as riquezas da Amazônia amapaense e seu vasto patrimônio em biodiversidade. Além disso, posiciona o Amapá no mercado global da bioeconomia, com uma modelagem econômica que mantém a floresta em pé e marca o início de uma nova era comprometida com a sustentabilidade.

Sérgio Moreira, consultor Técnico do Plano de Sociobioeconomia

“Hoje é um dia histórico. Fechamos com o governador um plano para o futuro do Amapá. O Estado agora tem petróleo e, esse petróleo vai financiar esse futuro, que começa agora. Um futuro de florestas preservadas, rios limpos e pessoas felizes, com renda, dignidade e cidadania”, destacou o consultor Sérgio Moreira.

A secretária de Estado do Meio Ambiente, Taisa Mendonça, ressaltou os principais pilares do Peas, como o fortalecimento de cadeias produtivas sustentáveis; atração de investimentos verdes e inovação tecnológica; geração de emprego, renda e inclusão social; e o incentivo a pesquisas em biotecnologia, biofármacos e biocosméticos. O plano também promove atividades de baixo carbono, economia circular, consumo consciente e bem-estar social.

Taisa Mendonça, secretária de Estado de Meio Ambiente

“É o primeiro e único plano no Brasil a integrar, de forma estratégica, as dimensões social e bioeconômica. Trabalha com indicadores sociais aliados a um modelo de desenvolvimento que mantém a floresta viva. É uma proposta revolucionária, com estratégias abrangentes para todos os setores, especialmente as zonas rurais, trazendo soluções que nascem da floresta e têm potencial para transformar o mundo com baixo carbono, preservação da biodiversidade e desenvolvimento socioeconômico responsável”, detalhou Taisa.

Próximos passos

De acordo com a equipe técnica do Peas, após as análises e contribuições apresentadas nesta reunião, o plano entra na fase de ajustes finais. A expectativa é que, em até duas semanas, o refinamento esteja concluído para apresentação oficial ao governador do Estado.

Reunião de ajustes finais do Plano de Sociobioeconomia

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!