Trabalhadores rurais da 54ª Expofeira do Amapá recebem orientações sobre prevenção ao câncer de boca no programa Mais Sorriso
Atendimentos nos consultórios móveis seguem até sábado, 6, pela manhã, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá.

No segundo dia de atendimentos voltados aos trabalhadores rurais da 54ª Expofeira do Amapá, promovida pelo Governo do Estado, o programa Mais Sorriso também dedicou a terça-feira, 2, à orientação sobre o câncer de boca. A ação buscou alertar sobre os riscos da doença, pois a exposição contínua ao sol, sem a devida proteção, pode contribuir para o surgimento de casos.

Acompanhando de perto os atendimentos nesta terça, a cirurgiã-dentista e primeira-dama do Estado, Priscilla Flores, coordena o programa e fez questão de conversar e reforçar a importância de levar informação e acolhimento ao trabalhador do campo que participa da maior feira de negócios da Amazônia.
“O Mais Sorriso nasceu com a missão de levar atendimento às comunidades mais distantes, principalmente para quem tem dificuldade de acesso à saúde especializada. O trabalhador rural acorda cedo, passa o dia no campo, e muitas vezes não consegue se deslocar para procurar atendimento. Trazer esse serviço até eles é uma forma de cuidado e prevenção", pontuou.
Priscilla ressaltou que a orientação sobre o câncer de boca deve ser uma preocupação constante, especialmente porque esses trabalhadores estão diariamente expostos diretamente ao sol. "Sem proteção pode ser um dos fatores de risco da doença", completou.

As orientações foram conduzidas pelo estomatologista, Manoel Amaral, que chamou atenção para a gravidade do câncer de boca, muitas vezes silencioso. Segundo ele, é essencial que o trabalhador rural saiba identificar sinais precoces e adote medidas de proteção.

“A exposição solar sem proteção, como muitos trabalhadores do campo ficam, é um fator de risco importante. Por isso, orientamos o uso de chapéus, camisas de manga longa e protetor solar. Além disso, hábitos como o consumo excessivo de álcool, tabaco e má alimentação também aumentam as chances da doença. É preciso estar atento a feridas na boca que não cicatrizam em até 15 dias, manchas brancas ou vermelhas persistentes. Nesses casos, o paciente deve procurar imediatamente uma unidade de saúde para avaliação e, se necessário, encaminhamento ao especialista”, explicou o profissional.
Quem aproveitou o atendimento foi João Lopes, que atua desde o início da feira sob o sol intenso. Ele recebeu limpeza e raspagem dentária e destacou a importância das orientações recebidas.
"Agora vou ter mais cuidado com a proteção e ficar atento aos sinais que o doutor explicou. Além do atendimento, a gente sai daqui mais informado. Muito boa essa oportunidade que nos deram aqui”, contou.

Espaço acolhedor
O Mais Sorriso segue com os atendimentos voltados aos trabalhadores rurais durante a 54ª Expofeira até sábado, 6, com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Estado do Amapá (Diagro) e do senador Randolfe Rodrigues.
Diariamente, das 9h às 13h, cerca de 20 trabalhadores são acolhidos por dia com procedimentos de profilaxia (limpeza), raspagem e restauração. No período da noite, o espaço também promove atividades lúdicas e educativas com o escovódromo, distribuição de kits de higiene bucal para crianças e adultos, além de orientações contínuas sobre a prevenção do câncer de boca.

🤠 Saúde na Expofeira
Para garantir total assistência ao público, a Sesa organizou dois postos de atendimento de urgência e emergência, funcionando diariamente das 18h até o encerramento da programação. Cerca de 25 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e farmacêuticos, estarão de plantão. A estrutura conta ainda leitos de observação e atendimento farmacêutico.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atua com duas ambulância de prontidão: uma Unidade de Suporte Avançado (USA) equipada como UTI móvel, com médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e condutor; e uma Unidade de Suporte Intermediário (USI), destinada a atendimentos clínicos, estabilização e encaminhamentos a rede hospitalar.
A maior Expofeira de todos os tempos!
Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá acontece de 30 de agosto a 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), com o apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, o evento é a maior edição da história, ocupando uma área 46% maior que no ano passado.
Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.
A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo Espaço Gastronômico, Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 33%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, preparando o Amapá para a COP30, destacando o desenvolvimento sustentável e economia verde. O evento também recebe shows nacionais gratuitos ao público. Confira a line-up:
- 30 de agosto (sábado): Calcinha Preta e Limão com Mel
- 31 de agosto (domingo): Ivete Sangalo
- 1º de setembro (segunda): rock cristão com Rosas de Saron
- 2 de setembro (terça): noite gospel com Cassiane e Maria Marçal
- 3 de setembro (quarta): Alexandre Pires
- 4 de setembro (quinta): Henrique & Juliano
- 5 de setembro (sexta): forró piseiro de Léo Foguete e Manu Bahtidão
- 6 de setembro (sábado): Xand Avião e Festival das Aparelhagens
- 7 de setembro (domingo): Jorge & Mateus
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!